HomeEventosConferências e Encontros

Conferências e Encontros

 

  • Rede ANGEL - Academic Network on Global Education and Learning

A Rede ANGEL tem como objetivo reunir investigadores/as na área de Educação Global, para a partilha de um quadro concetual comum ao nível europeu. Esta rede visa permitir a partilha de estudos e de notícias relevantes e a organização eventos de networking e ser um ponto de referência para decisores/as políticos/as. 

Esta rede foi instituída em estreita colaboração entre o Global Education Network of Europe (GENE), o Development Education Research Centre(DERC) e o Instituto de Educação da University College London, para dar resposta à necessidade de estabelecer e reforçar as relações existentes entre investigadores/as e instituições académicas que trabalham na área da Educação Global e outras áreas relacionadas. Também se pretende reunir um conjunto de especialistas que se podem tornar um recurso para os decisores políticos à procura de bases de pesquisa sólidas para o desenvolvimento de políticas, e que se crie uma rede entre jovens investigadores/as, estudantes de doutoramento e investigadores/as pós-doutoramento que estejam, atualmente, envolvidos em investigação em áreas relacionadas com a Educação Global.

Saiba mais sobre esta rede aqui.

 

  • Colóquio Internacional "Pratiquer, (se) former (aux), (re)penser et questionner les pedágogies émanticipatrices - Atualités & débats", 8 e 9 de junho, Paris
O evento, organizado por um conjunto de Instituições do Ensino Superior francesas e europeias, tem como objetivo promover e divulgar em França e em francês a pedagogia criada por Paulo Freire e pelas correntes freireanas, na medida em que se acredita serem descoloniais e interseccionais.
 
Os idiomas de trabalho deste colóquio são o francês, o espanhol, o português e o inglês. Poderão ser enviadas propostas de comunicação, em forma de simpósio e workshop, até ao próximo dia 31 de janeiro de 2018. As inscrições decorrem durante o mês de abril.
 
Para mais informações, consulte aqui o website.
 
 
  • PhD Student and Early Career Researcher Event, 14 de junho, Londres

O evento está enquadrado num ciclo anual de workshops, que já acontece há três anos, para estudantes de doutoramento de três instituições DERC (UCL Institute of Education, UK), Otto-Friedrich Universität Bamberg (Germany), and the University of Oulu (Finland), no âmbito da Educação para o Desenvolvimento, Educação Global e Cidadania Global. No ano de 2018, a iniciativa contará com o apoio da rede ANGEL e, por essa razão, será alargada a um dia de conferência para investigadores/as de toda a Europa, dando espaço à apresentação de trabalhos e discussão temática entre pares. 

A participação neste evento poderá ainda ser estendida à International Conference on Education and Democratic Citizenship, que terá lugar no dia 15 de junho, também na UCL Institute of Education.

Para mais informações, consulte o website da rede ANGEL.   

 
  • Congresso Internacional "50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido", 11 a 13 de julho, Porto
O Congresso Internacional, organizado pelo Instituto Paulo Freire de Portugal, acontecerá entre os dias 11 a 13 de julho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Os eixos temáticos centrais deste evento são Paulo Freire, ontem e hoje, Diversidade e Direitos Humanos e Políticas e Práticas.
Para a submissão de comunicações, centradas nestas temáticas basilares, deverão ser apresentadas até ao dia 16 de março.
 
Saiba mais sobre este congresso aqui

 

  • XIV Congresso Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), 11 a 13 de outubro, Coimbra
O XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) terá lugar em Coimbra, de 11 a 13 de outubro de 2018, tendo como instituição anfitriã a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Com o título “Ciências, Culturas e Cidadanias” e realizado no Ano Europeu do Património Cultural, o congresso pretende constituir-se com um espaço de partilha de conhecimentos científicos na área da educação e em domínios afins. Num tempo em que as fronteiras geopolíticas dos diferentes países do mundo, e a organização social no interior dos mesmos, enfrentam grande instabilidade, com consequências imprevisíveis para a garantia dos direitos humanos, importa convocar a pluralidade e a transdisciplinaridade das Ciências da Educação, para dar resposta aos desafios de forma ética, salvaguardando o valor da vida humana e a sustentabilidade das gerações presentes e futuras.
 
A primeira fase de submissão de comunicação acontece até ao dia 15 de abril (ver normas aqui). Para mais informações, consulte o website do congresso. 
 
 
  • IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo, 12 a 14 de dezembro, Córdoba

O IV Congreso Internacional de Estudios del Desarrollo (IV CIED): La investigación sobre desarrollo frente a los límites de la globalización acontece em dezembro, na Universidade Loyola Andalucía. Esta é uma iniciativa da REEDES e desta universidade, através do seu Instituto de Desarrollo e da Fundación ETEA para el Desarrollo y la Cooperación.

No âmbito dos vários eixos temáticos associados, este evento caracteriza-se como uma reunião científica e académica, com o objetivo de interligar diferentes círculos sociais e sectorais, do contexto internacional e do interesse de professores, investigadores, estudantes e agentes sociais interessados nas temáticas do desenvolvimento e dos problemas da sociedade contemporânea.

A primeira fase de submissão de comunicações acontece entre 12 e até ao próximo dia 21 de maio (ver normas e outras datas aqui). Para mais informações, consulte o website do congresso. 

 
 
 

Eventos | Publicações/Revistas