HomeSobre

 

Categorias principais

Sobre o Sinergias ED

 

Para responder à necessidade crescente de ligação entre investigação e ação no campo da Educação para o Desenvolvimento (ED), o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) e a Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) iniciaram em 2013, o projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir - promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal, o qual alcançou resultados muito relevantes e um notável reconhecimento.

No seguimento, reforçada a vontade de aprofundar o trabalho iniciado, e contando com o reforço do CIDAC como novo parceiro, surgiu, em 2016, o projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal, o qual aprofundou, reforçou e alargou as ligações e os processos iniciados no projeto anterior.

Em 2018, o CEAUP e a FGS voltaram a assumir o desafio, tendo surgido o projeto Sinergias ED: consolidar o diálogo entre investigação e ação na ED em Portugal, que se propôs reforçar os vários vínculos que já tinham sido criados, assumindo a constituição da Comunidade Sinergias ED e o seu envolvimento com base em quatro eixos específicos: a Colaboração, a Capacitação, o Conhecimento e a Comunicação.

A linha de tempo destas 3 edições do projeto encontra-se disponível aqui.

Em 2020, tem início a 4ª edição do projeto Sinergias ED, que volta a ser promovido colaborativamente pelo CEAUP e pela FGS. O projeto Sinergias ED: alargar e aprofundar as relações e aprendizagens colaborativas entre ação e investigação em Educação para o Desenvolvimento, abraça o desafio de alargar a abrangência e aprofundar a qualidade das relações e das aprendizagens colaborativas entre agentes de ação e investigação em ED (Objetivo Específico), com o sentido maior de reforçar o alcance e a qualidade da intervenção em ED em Portugal, com vista à transformação social (Objetivo Geral).

Para que tal seja possível, o projeto propõe-se a: a) alargar e aprofundar espaços de encontro e partilha da Comunidade Sinergias ED, dando origem a processos de ação coletiva em diferentes âmbitos de intervenção; b) reforçar a produção, reflexão crítica e disseminação de conhecimento em ED com vista à influência nas políticas e nas práticas; c) e promover e disseminar aprendizagens sobre ED e o seu papel na transformação social através de processos colaborativos que envolvem atores de diferentes naturezas.

Saiba mais sobre o projeto aqui e aqui.

 

Neste website encontra um espaço privilegiado onde pode:

Pretende-se que este website seja um espaço de utilização comum que permita a sua apropriação por parte de quem o utiliza, pelo que convidamos todos/as os/as utilizadores/as a participar através do envio dos seus comentários, sugestões, questões e ideias para a equipa dinamizadora do mesmo.

 

A Equipa Dinamizadora

Este website é dinamizado em conjunto pelos promotores do projeto Sinergias ED:

 

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

O Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) é uma organização de investigação e cooperação multidisciplinar e multicultural formada em 10 de Novembro de 1997. Reúne investigadores, docentes universitários e estudantes de instituições nacionais e internacionais. O CEAUP tem três dimensões: a unidade de investigação, a sociedade científica que colabora com a Universidade do Porto e a ONGD.

 

Fundação Gonçalo da Silveira

A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, jesuíta, que tem como missão combater as desigualdades e as injustiças sociais. Através dos seus projetos e iniciativas, visa construir uma cidadania global capaz de promover o bem comum e de contribuir para a mudança de situações geradoras de pobreza, a nível local e global. Têm especial relevância para o seu trabalho os temas da Cidadania Global, Desenvolvimento, Ecologia Integral e Direito à Educação de Qualidade.

 

English | Espanõl